Trabalhar a noite! Dicas de segurança para motoristas de aplicativo.
A necessidade em faturar mais nos obriga em trabalhar mais e à noite pode ser uma opção. Seguro morreu de velho e desconfiado vive até hoje! O aumento da renda é tentador mas é fundamental uma cautela, atenção redobrada quando se fala em segurança. Pois nesse período aumenta o risco.
Vamos lhe dar algumas orientações para minimizar problemas e evitar riscos na jornada de trabalho noturna.
Evite locais duvidosos!
Não arrisque, fique longe de vias perigosas, converse com colegas de profissões sobre bairros e regiões. Escolha áreas mais movimentadas, bairros com mais lojas, comércio, shoppings, cinemas, hotéis, restaurantes boites e bares. Dessa maneira aumenta sua chance de corridas.
Veja a avaliação de seus passageiros!
Confira sempre a nota de seus passageiros antes de aceitar a corrida. Se for uma nota baixa isso pode ser um agravante, seria recomendado não pegar essa corrida.
Não aceite pagamento em dinheiro, só cartão!
Uma tentação, mas acaba sendo um chamariz é o pagamento em dinheiro, prática utilizada pelos criminosos, que usam essa abordagem para a prática do assalto. Evite! Sempre que estiver dirigindo à noite, selecione a opção de cartão de crédito ou débito como recebimento.
Estacione em lugares movimentados e bem iluminados!
Se você chegou ao destino do passageiro e ele não está lá, vá para um local iluminado e movimentado. Se necessário, ligue, comunique-se que chegou e onde está.
Ruas sem saída ou estreitas, becos ou lugares escuros, são estratégicos para criminosos pois dificultam sua movimentação e uma possível ação da polícia.
Descanse em lugares seguros. Você já trabalhou muito, está distante de casa. Dirigir cansa! É necessário parar um pouco.
Tenha cuidado onde vai estacionar! Escolha lugares movimentados (um posto de gasolina, por exemplo), ou que tenham um sistema de iluminação com sensor de movimento, como um estacionamento comercial. Não pare em ruas desertas. Ficar dentro um carro parado, chama a atenção e facilita a abordagem de criminosos.
Preste atenção com o caminho sugerido pelo GPS.
O GPS escolhe na maioria das vezes, o caminho mais rápido até o destino. Mas isso não significa que é o mais seguro!
Principalmente nas grandes cidades. O trajeto mais curto indicado pelo app, pode ser por dentro de rotas perigosas. Avalie bem a rota indicada pelo GPS, verifique quais ruas e bairros, se necessário, escolha outro caminho e informe ao passageiro que vai mudar pra garantir a segurança. Uma boa alternativa é perguntar se ele tem alguma sugestão de trajeto.
Faça revisão de seu carro com frequência!
Trabalhe com tranquilidade durante a noite. Faça a revisão do seu veículo sempre, isso é uma prevenção que evita paradas inesperadas em horários perigosos e impede que o carro te deixe na mão. Dirija com prudência, respeite a sinalização, evite acelerações ou freadas desnecessárias, com pequenas atitudes você mantém o bom funcionamento do seu veículo e evita surpresas durante a jornada de trabalho. Fazendo sempre a manutenção e revisão, dificilmente vai passar por uma pane no meio do trabalho, colocando seu passageiro em risco.
Dirija com responsabilidade!
São grandes as chances de encontrar motoristas alcoolizados pelas ruas. Fique atento! Pare sempre nas esquinas e cruzamentos, mesmo quando os semáforos ou a preferencial for sua. Tanque cheio sempre! Não dê chance de ficar parado em lugares perigosos por um simples detalhe.
Em caso de acidente, não entre em discussões, acione seu seguro, procure a melhor maneira possível de resolver tudo.
Trabalhar à noite, pode ter mais passageiros e você foge do trânsito comum dos horários de pico, com chances de ter ganhos maiores. Mas tome medidas necessárias pra sua segurança.
Faça um curso de motorista de aplicativo!
Tag:44.399 de abril de 2018, BH e mais de 200 cidades, curso cabify, curso de aplicativo, curso de app, Curso de Motorista de Aplicativo, curso de taxista, Curso para Permissionário e Auxiliar, curso uber, DIREÇÃO DEFENSIVA, diversas prefeituras do Brasil, Fortaleza, Geolocalização, Lei 12.468/11, MECÂNICA BÁSICA E ELÉTRICA BÁSICA, MG, Orientação, PRIMEIROS SOCORROS, reconhecido pelo MEC, resolução 456/13 do CONTRAN, Rio de Janeiro, Santarém, SMTR, SP